top of page

12 destinos no interior para curtir o Carnaval



Uma das comemorações mais esperadas no calendário brasileiro, o Carnaval é muito conhecido no mundo pelos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e pelas festas da região Nordeste, como o disputado Carnaval de Salvador e a passagem dos gigantes Bonecos de Olinda, em Pernambuco. Mas não é só na praia ou grandes cidades que se faz folia. No interior também tem festança boa, com direito a trios elétricos, bailes e bloquinhos para os foliões. Ainda não se programou? Então pegue sua fantasia, confete e serpentina e caia no samba rural (ou axé, pagode, frevo ou o que for). 1. Brotas (SP) Terra em que predominam as criações de bovinos e as plantações de cana e café, Brotas é um roteiro certo para quem busca um turismo de aventura! A cidade também atrai os foliões pelo Carnaval típico do interior. O Clube de Campo da cidade, em parceria com a prefeitura e uma casa de dança, organizam desfiles de blocos nas ruas, trios elétricos, matinês e bailes.

2. Bezerros (PE) A cidade do agreste pernambucano já foi considerada a sétima maior produtora de tomate do Estado. Devido à estiagem na região, que já dura seis anos, a produção diminuiu em 70% e fez o município depender de carros-pipa. Durante a época de Carnaval, Bezerros é um dos locais mais disputados de Pernambuco, ficando ao lado de Olinda. Também conhecida como “Folia de Papangu”, a festa na cidade acontece nas ruas - passando pela tradicional ladeira do frevo, centro e praças - com foliões, dançarinos e (claro) muito frevo.


3. Caconde (SP) Os agricultores de café de Caconde produzem o grão com menor custo no Brasil, segundo estudo divulgado em 2016. A agricultura familiar e novas técnicas de manejo fazem com que a diferença de preço por saca em relação ao país seja de R$83. No Carnaval, o pequeno município se transforma: uma mega estrutura com palcos para shows de artistas famosos, área de abadás e camarotes é montada para receber os turistas.


4. Diamantina (MG) A arquitetura histórica é o que mais chama atenção na cidade, que tem as ruas invadidas durante o Carnaval. O município mineiro é parada obrigatória de alguns foliões. Com um clima nostálgico, o evento valoriza o samba de raiz e busca resgatar o espírito dos antigos carnavais. Grupos de artistas locais fazem o público voltar à época dos movimentos boêmios e carnavalescos iniciados no Beco do Motta e no Beco do Alecrim na década de 70. No quesito agricultura, a prefeitura visa estimular a produção rural no município, distribuindo sementes de milho, feijão e sorgo e mudas frutíferas aos agricultores. 5. Goianésia (GO) Conhecida pelos seus canaviais, Goianésia tem a cana-de-açúcar como um dos principais produtos agrícolas. No Carnaval, a festa rola solta e a cidade conta com shows especiais de artistas famosos, principalmente do ritmo sertanejo ̶ o que torna a folia de Goianésia uma festa típica goiana. Há alguns anos, a cidade leva o título de melhor Carnaval do Estado.

6. Gurupi (TO) No Sul de Tocantins, a cidade tem tradição na criação de gado e na produção de soja, feijão, mandioca e arroz. Leite e berinjela orgânica também são cultivados no município, que é conhecido por sediar o melhor Carnaval do Norte do Brasil. A folia de Gurupi recebe blocos, shows de músicos regionais e famosos, matinês, concursos dos blocos e premiação do Rei e Rainha do Carnaval. A festa é organizada pela prefeitura e conta uma estrutura de segurança especial durante o feriado.


7. Ibirá (SP) Com pouco mais de 10 mil habitantes, Ibirá é considerada uma estância hidromineral por possuir águas vanádicas, consideradas medicinais. Em 2014, a produção de manga da cidade concentrava 12 mil pés. O Carnaval de Ibirá é animado por trios elétricos que têm shows de artistas sertanejos, de axé e samba.


8. Jaguari (RS) A produção de fumo representa quase 50% do PIB agropecuário do município, que também abriga lavouras de soja, milho e arroz. O Carnaval de Jaguari é um dos maiores eventos do interior gaúcho. Durante a folia, a cidade conta com uma estrutura de camarotes, praça de alimentação, iluminação e decoração especial para receber os foliões. A comemoração também reúne matinês infantis.


9. Maringá (PR) Soja e cana-de-açúcar são grandes cultivares da cidade, que conta com dois bailes, duas matinês e desfiles de blocos na programação de Carnaval. Os eventos do feriado prometem animar todos os visitantes e moradores, visto que acontecem no centro, nos bairros e distritos de Maringá.


10. Muzambinho (MG) A produção de café é uma das principais atividades agrícolas de Muzambinho, que reúne diversas atrações no Carnaval: shows de músicos famosos e o desfile de blocos populares como o Verme’s e Cia, considerado o mais popular de Minas Gerais. O município monta uma estrutura com área coberta, praça de alimentação, segurança e até banheiros químicos ̶ tudo para trazer diversão e conforto aos turistas.

11. Ouro Preto (MG) Reconhecida pelo seu rico patrimônio cultural, histórico e religioso, a cidade também se destaca por ser grande produtora no setor de agropecuária. Quem pretende viajar para Ouro Preto no Carnaval não verá apenas as belezas da sua arquitetura, mas também contará com os desfiles dos bloquinhos caricatos que agitam as ruas do município durante os quatro dias de feriado.


12. Votuporanga (SP) A cidade das brisas suaves investe muito em agricultura: um dos programas desenvolve alternativas aos problemas enfrentados pelo setor e oferece ao produtor rural maquinários com baixo custo. As produções de grãos e laranja são as principais de Votuporanga. O Carnaval também tem espaço por lá! No município, os turistas poderão curtir a folia em um baile carnavalesco organizado pela prefeitura. Não irão faltar marchinhas e sambas-enredo. Além disso, haverá o festival Bloco Oba, que reúne uma programação de shows em palcos especiais e trio elétrico, com nomes conhecidos da música nacional.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page