top of page

Ciência e Tecnologia Colégio do Carmo


Na última sexta-feira, dia 07 de outubro, a Associação de Carreiros e Candeeiros do Noroeste Mineiro (ASCANOR) promoveu a 7ª edição da Soca da Paçoca. A Praça JK em Unaí acolheu a todos para a grande festa da paçoca. O pilão é um instrumento fundamental para preparar alimentos desde o inicio da humanidade. No princípio, os índios usavam o pilão para limpar ou moer os alimentos. Em Unaí a tradição é mantida e os costumes dos tropeiros são preservados.

A cada ano mais famílias participam do evento. Para o presidente da ASCANOR, o evento é uma grande festa das famílias de Noroeste de Minas. “A cada ano o evento supera as nossas expectativas. Nós estamos na sétima edição e a comunidade abraçou a causa mais uma vez. Antigamente não cobrávamos nada e a paçoca era distribuída gratuitamente, no ano passado cobramos e destinamos a renda para a Associação Mão Amiga. Neste ano, estamos cobrando novamente um preço simbólico. A renda será destinada para a Comunidade Terapêutica Mente Aberta que é coordenada pelo Padre Simonides e tem o objetivo de acolher e desenvolver processos de reabilitação com pessoas em situação de alcoolismo e outras substâncias”, justificou o presidente da ASCANOR Dílson Rodrigues.

Dílson Rodrigues destacou ainda que o evento é grande porque a ASCANOR tem muitas parcerias para a realização do evento. “Somos gratos a todos os carreiros e candeeiros, produtores, empresários, a prefeitura municipal de Unaí e tantos outros parceiros. Os companheiros vêm trazem os ingredientes do próprio bolso e acontece esta festa bonita. Em nome da ASCANOR eu quero agradecer a todos”, afirmou o presidente.

As famílias degustaram a paçoca tradicional e outras de sabores diferenciados. A paçoca é um prato típico de origem indígena, composto basicamente por carne seca e farinha de mandioca.

Texto e Imagens: Giancarlo Faria

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page